Qual é o maior ERRO de quem começa a estudar Direito?

Vou dar uma super dica para quem é iniciante no curso de Direito, e serve também para quem ainda não está na faculdade, mas quer começar seus estudos já com uma vantagem. Confira!

Conheça o eBook Introdução ao Mundo do Direito

Se liga, porque quem não sabe essa dica costuma embarcar de Hellmann's Airlines e fica viajando na maionese! 

Olha só: não sei se você já parou pra pensar sobre isso, mas podemos pensar no Direito como uma árvore, que tem raiz, tronco, galhos e folhas. Quem consegue aprender bem e raciocinar com clareza é quem começa pelas raízes, aprende a base e só depois vai para os detalhes. 

Já uma pessoa que não tem nenhum conhecimento e já quer direto ter um conhecimento profundo é aquela que quer ir direto para as folhas. 
E aí o que ela vai tentar fazer? 
Procurar atalhos. 
Decorar... 

Só que você consegue decorar tudo de Direito?
Não! De jeito nenhum. 

Existem milhares de artigos em milhares de leis em vigor, sem contar os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais. É impossível decorar tudo. 

Um erro comum dos estudantes de Direito é o de querer se aprofundar demais em determinados assuntos, sem antes ter compreendido a raiz. 

Acredite: não adianta nada você tentar decorar o Vademecum inteiro ou querer ler as doutrinas recomendadas para o concurso da magistratura se você viaja na maionese. 

Sim, mochileiro da Hellmann's Airlines! Se você fica tentando decorar tudo que vê pela frente, saiba que você está jogando seu tempo fora. É como se você estivesse tentando pegar um monte de folhas aleatórias da árvore do conhecimento. 

Mesmo que o seu sonho seja o de ser juiz, saiba que você vai precisar iniciar de forma simples, com leituras adequadas ao seu estágio atual. É melhor que você estude os assuntos de um jeito simplificado, para poder fazer isso com qualidade, o que significa que você vai entender bem o que está sendo estudado. 

Quando você era um bebê e engatinhava, você não saiu em seguida correndo. Comece a caminhar. Quando você estava na pré-escola, você lia o gibi da Turma da Mônica. Você não lia Machado de Assis... ou lia?

Muitos alunos de Direito se frustram porque querem ter uma evolução rápida. Eles acabaram de entrar no curso de Direito e já querem ter o grau de conhecimento do Pontes de Miranda. Calma aí, filhote de Hans Kelsen! Não adianta querer ser Ministro do STF se você não sabe a diferença entre parágrafo e inciso. 

Valorize livros fáceis de entender, que vão poder te ajudar agora. Depois, quando conseguir compreender as premissas gerais, você vai poder se aprofundar. 

Eu acredito, do fundo do coração, que essa é a forma mais inteligente e estratégica para você compreender o Direito, sem ficar viajando na maionese. 

O fato é que eu sei como é quando você quer aprender o Direito, mas sente que seu aprendizado está indo mais devagar do que você gostaria. 

Existe um enorme mercado de cursos e livros voltados a quem quer estudar Direito, mas tem um probleminha: a grande maioria desses materiais são voltados a quem já é formado e atua na área, o que faz com que esses cursos e livros tenham um vocabulário que é de difícil compreensão para a maioria.

Enquanto isso, aqueles que estão começando agora, como talvez seja o seu caso, acabam ficando de fora e têm pouquíssimas opções para poder aprender.

Quando entrei no Direito, eu fiquei um pouco surpresa por ver como o linguajar das leis e das doutrinas jurídicas pode ser complexo, ainda mais para quem está começando. 
 
Deixa eu fazer uma pergunta: se eu pudesse te mostrar uma forma de aprender noções básicas de Direito de um jeito simples e objetivo, você toparia?

Imagine que você está lendo um livro de Direito e consegue compreender o que está escrito, de forma fácil e sem esforço. Você passa as páginas e vai lendo uma a uma, com fluidez e tranquilidade, sem ficar tropeçando em palavras que você não conhece ou frases complicadas.

Você conseguiu imaginar?

Pois saiba que este livro existe.

Eu escrevi o livro que gostaria de ter lido quando comecei a estudar Direito. Ele foi pensado em quem está dando os seus primeiros passos no universo jurídico e quer uma leitura simples e fácil de entender.

Se você acredita no poder da simplicidade e tem vontade de entender o Direito de uma forma leve e acessível, te convido a fazer esta leitura.

É um livro digital, o que significa que você pode começar a ler agora mesmo. Clique no link e baixe agora.

OBS: depois de ler o livro, não esqueça de vir me contar. Eu vou amar saber que sua vida foi transformada para melhor! 

Conheça o eBook Introdução ao Mundo do Direito

LEIA TAMBÉM: